Grupos de estudo e pesquisa

 

 

Os grupos aqui listados foram resultado de pesquisa nos arquivos da FAFICH e da UFMG. Contribua com o site do CACS. Caso possa complementar as informações sobre os grupos aqui presentes ou saiba de alguma pesquisa que não esteja nessa lista contate-nos através do email: gestao@cacs.web-ded-208750a.kinghost.net
CECAPS (Centro de Capacitação em Projetos Sociais)

A ideia do centro é a de desenvolver, através das pesquisas, e repassar, através de cursos, ferramentas que possibilitem a elaboração, a avaliação e o monitoramento de programas sociais. O nosso público alvo são gestores e formuladores das políticas  sociais, tanto do setor público, como do setor privado e do terceiro setor (ONGs). A intenção é subsidiá-los nas tomadas de decisões na implementação de políticas sociais novas e para garantir o aprimoramento de políticas existentes.

Coordenação: Danielle Cireno Fernandes
Site: http://www.cecaps.org/

CEL (Centro de Estudos Legislativos)

O Centro de Estudos Legislativos (CEL-DCP/UFMG) dedica-se à pesquisa sobre o Poder Legislativo e de suas interações com os demais Poderes e com os cidadãos. Criado em 2005, o CEL-DCP é vinculado ao Departamento de Ciência Política da FAFICH/UFMG.
A agenda de pesquisa do CEL-DCP inclui trabalhos sobre os seguintes temas: organização legislativa, comportamento partidário e parlamentar, relação executivo-legislativo, participação dos cidadãos nas instituições legislativas e estudos presidenciais. O Centro reúne pesquisadores e estudantes da UFMG, além de colaboradores de outras instituições.

Coordenação: Carlos Ranulfo Felix de Melo
Site: https://www.facebook.com/celufmg/

CER Pierre Sanchis (Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis)

O Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis, sigla CER Pierre Sanchis, é um órgão vinculado ao Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui um caráter pluridisciplinar e inter-institucional. Sua constituição tem uma história particular. Nasceu não de um projeto abstrato, mas de um convite para participar de um projeto de pesquisa nacional, que envolveu seis universidades em cinco cidades do país. Esse projeto intitulado “Religião e Política entre alunos de Ciências Sociais” funcionou como polo agregador do Centro.

Coordenação:  Alexandre Antonio Cardoso

CRISP (Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública)

A Universidade Federal de Minas Gerais, através do Departamento de Sociologia e Antropologia vem, desde a década de 1980, pesquisando e formando pessoal especializado na área de criminalidade e segurança pública. A história da UFMG, nesse campo, mistura-se e confunde-se mesmo com a história do conhecimento científico da criminalidade, da violência e do estudo das organizações policiais. Não só o pioneirismo, mas também o volume e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos tornaram o Departamento de Sociologia e Antropologia um referencial nacional no que se diz respeito à análise e ao desenvolvimento de iniciativas voltadas para o estudo da violência e da criminalidade no Brasil.

Coordenação: Claudio Chaves Beato Filho
Site: http://www.crisp.ufmg.br/

CPEQS (Centro de Pesquisa Quantitativas em Ciências Sociais)

A Universidade Federal de Minas Gerais, através do Departamento de Sociologia e Antropologia vem, desde a década de 1980, pesquisando e formando pessoal especializado na área de criminalidade e segurança pública. A história da UFMG, nesse campo, mistura-se e confunde-se mesmo com a história do conhecimento científico da criminalidade, da violência e do estudo das organizações policiais. Não só o pioneirismo, mas também o volume e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos tornaram o Departamento de Sociologia e Antropologia um referencial nacional no que se diz respeito à análise e ao desenvolvimento de iniciativas voltadas para o estudo da violência e da criminalidade no Brasil.

Coordenação: Jeronimo Muniz
Site: http://www.fafich.ufmg.br/cpeqs/

Cerbrás (Centro de estudos republicanos brasileiros)

O Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (Cerbrás) foi criado no Departamento de Ciência Política da UFMG vinculado à linha de pesquisa “Teoria Política e Pensamento Político e Social Brasileiro” do Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGCP), com o objetivo de possibilitar o diálogo sistemático entre professores, estudantes do mestrado e do doutorado. Na reformulação das linhas de pesquisa do Programa, ocorrida em novembro de 2015, o grupo se vincula à linha “Teorias da justiça, feminismo e pensamento político brasileiro”.

Coordenação: Juarez Rocha Guimarães
Site: http://www.cerbras.org/


CECOMP (Centro de estudos do comportamento político)

Centro de Estudos do Comportamento Politico da Universidade Federal de Minas Gerais Grupo de pesquisas da UFMG sobre comportamento político com base no survey Barômetro das Américas do Latin Latin American Public Opinion Project (LAPOP) da universidade de Vanderbilt.

Site: https://www.facebook.com/Cecomp-Centro-de-Estudos-do-Comportamento-Pol%C3%ADtico-388344701371963/

CEPPI (Centro de Pesquisa em Política e Internet)

O CEPPI – Centro de Pesquisas de Política e Internet – é vinculado ao Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dedica-se a produção científica relacionadas a temática política e internet, desenvolvendo pesquisas acerca dos usos das novas tecnologias de comunicação e informação pelas instituições, pelos atores políticos e sociais e pela sociedade em geral afim de fortalecer o debate sobre as implicações das mídias digitais no processo democrático tanto de participação como nos âmbitos decisórios e informacionais.

Coordenação: Marcus Abilio Gomes Pereira
Site: https://www.facebook.com/CeppiUfmg/


GESTA (Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais

O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais – GESTA, vinculado ao Departamento de Antropologia e Arqueologia da FAFICH/UFMG (sala 2001) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq, desenvolve desde o ano 2001 pesquisa, ensino e extensão dedicados à compreensão dos conflitos inerentes às diferentes racionalidades, lógicas e processos de apropriação do território vigentes em nossa sociedade. O Grupo, de caráter interdisciplinar, é composto por alunos e pesquisadores de graduação e pós-graduação das áreas de Antropologia, Sociologia, Geografia, Direito e Ciências Socioambientais. A atuação do núcleo tem privilegiado a interface entre pesquisa e extensão buscando refletir sobre os processos hegemônicos de apropriação do território, ao mesmo tempo em que almeja uma ação transformadora no tocante à capacitação político-participativa de populações afetadas por lógicas excludentes de exploração da natureza.

Coordenação:  Andréa Luisa Zhouri Laschefski
Site: http://gestaprod.lcc.ufmg.br/

LACS (Laboratório de Antropologia das Controvérsias Sociotécnicas)

O Laboratório de Antropologia das Controvérsias Sociotécnicas (LACS), grupo de pesquisa do CNPq criado em 1997 sob o nome de Laboratório de Antropologia do Corpo e da Saúde e rebatizado em 2008 com o nome atual, dedica-se ao desenvolvimento de pesquisa antropológica no campo dos estudos sociais da ciência e da tecnologia com ênfase nas situações de controvérsias sociotécnicas, isto é, aquelas para as quais não há protocolos previamente estabelecidos e onde são indecidíveis de antemão o que conta como social e o que conta como técnico. O LACS contempla duas sublinhas de pesquisa, uma dedicada à Antropologia da Ciência e da Tecnologia, outra à Antropologia do Corpo e da Saúde.

Coordenação: Eduardo Vianna Vargas

LEACH (Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas)

The general objective of the White Landscapes project is to discover, through archaeological investigation, the first human strategies for occupying the Antarctic region. Until now, the official history has been focused on the area’s discovery and on people considered thus of historical importance and consequence. Because of these traditional emphases, many of those who were responsible for the exploration, exploitation and occupation of the region, remain absent from the historical account. Archaeology, as a discipline specialized in the identification, recovery and interpretation of all forms of material culture, offers the possibility to construct alternative narratives, illuminating the daily life of all those who become evidenced through archaeological work. The project of the current research is, restricted to archaeological sites dating to the beginning of the 19th century, located on the South Shetland Islands.

Site: http://www.fafich.ufmg.br/leach/index.php


Margem – grupo de pesquisa em democracia e justiça

O Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça realiza investigações conceituais e empíricas voltadas à compreensão dos obstáculos ao incremento democrático e das experiências de injustiça que atravessam práticas e instituições sociais. A realização desse diagnóstico crítico do contemporâneo alicerça um comprometimento teórico e prático com a promoção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais libertária, mais inclusiva, mais reflexiva e mais plural.

Coordenação:  Ricardo Fabrino Mendonça
Site: https://margemufmg.org/

NECC (Núcleo de Estudos em Cultura Contemporânea)

O Núcleo de Estudos em Cultura Contemporânea (NECC), do Departamento de Sociologia e Antropologia (SOA), Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é composto por professores, alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores da área. O núcleo desenvolve pesquisas e promove discussões teórico-metodológicas em três linhas temáticas: teoria da cultura, estudo e análise da imagem e políticas culturais, sob a perspectiva da sociologia e da antropologia.

Coordenação: Leonardo Hipolito Genaro Fígoli
Site: http://www.fafich.ufmg.br/necc/apresentacaoNecc.html

NESTH (Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho Humano)

O NESTH, desde o final da década de 70, vem desenvolvendo pesquisas relacionadas com a temática do trabalho principalmente nas áreas do processo de trabalho e tecnologia, saúde e trabalho, história e memória operária, mulher e trabalho e sindicato e classe trabalhadora. Dessa maneira, surgiu como necessidade premente a conjugação de esforços acadêmicos, numa relação coletiva e interdisciplinar, centrados no tema do trabalho como conceito central da sociedade moderna.

Coordenação: Vera Alice Cardoso da Silva
Site: http://www.fafich.ufmg.br/nesth/


NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher)

O NEPEM – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher,vinculado à Diretoria da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem caráter interdisciplinar e interdepartamental. Seu objetivo principal é articular os estudos e pesquisas desenvolvidas pelos diferentes departamentos e setores da UFMG sobre a condição da mulher na sociedade brasileira. Em 2014, o Nepem completou 30 anos de existência.

Coordenação: Marlise Miriam Matos de Almeida
Site: http://www.fafich.ufmg.br/nepem/

NUQ – Núcleo de Estudos em Populações Quilombolas

Criado em 2005, o NuQ é um núcleo de pesquisa, extensão e formação acadêmica, registrado na base do Diretório Geral de Grupos de Pesquisas do CNPq, vinculado ao Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais, bem como ao Programa de Pós‐Graduação em Antropologia e Arqueologia dessa universidade. O NuQ reúne pesquisadores interessados em populações quilombolas e tradicionais (ciganos, ribeirinhos, povos do santo, grupos urbanos afro‐brasileiros, vazanteiros, dentre outros), dentro de uma perspectiva interdisciplinar. Tem como objetivo principal ser um espaço de formação, extensão e pesquisa sobre questões sociopolíticas relacionadas a povos etnicamente diferenciados, atuando especialmente no campo das políticas para as comunidades quilombolas e tradicionais. Visa a formação de um corpo teórico e prático em relação às territorialidades e ao desenvolvimento sustentável desses grupos, bem como de seus direitos étnicos, sociais e culturais.

Coordenação: Deborah de Magalhães Lima
Site: https://nuqfafich.wordpress.com/

OJB (Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina)

O Observatório da Justiça no Brasil e na América Latina é um núcleo de pesquisa, vinculado ao Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas que desenvolve pesquisas na fronteira do conhecimento jurídico, político e social. O foco das pesquisas é o sistema de justiça brasileiro e instituições judiciais nos demais países da América Latina. Contamos como uma equipe interdisciplinar que envolve pesquisadores e bolsistas de graduação e pós-graduação do Direito, da Ciência Política e da Gestão Pública.

site: https://www.facebook.com/ojbUFMG/


Observatório da Juventude

O Observatório da Juventude da UFMG é um programa de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Educação (FaE), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Desde 2002, o OJ vem realizando atividades de investigação, levantamento  e disseminação de informações sobre a situação dos jovens da região metropolitana de Belo Horizonte, além de ajudar a promover o debate em torno desse universo. O programa desenvolve também ações de capacitação tanto de jovens quanto de educadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG interessados na problemática juvenil. A atuação do OJ situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas, orientando-se por quatro eixos centrais de preocupação que delimitam sua ação institucional: a condição juvenil nas sociedades contemporâneas; as políticas públicas e as ações sociais voltadas aos jovens; as práticas culturais e as ações coletivas da juventude na cidade e a construção de metodologias de trabalho com jovens.

Coordenação: Geraldo Magela Pereira Leão
site: http://observatoriodajuventude.ufmg.br/


OSFE (Observatório Sociológico Família e Escola)

O OSFE – Observatório Sociológico Família-Escola – é um grupo de pesquisa ligado ao Departamento de Ciências Aplicadas à Educação e ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UFMG (FaE). O grupo busca contribuir para a problematização e a valorização da temática da relação família-escola no âmbito da Sociologia da Educação brasileira. Congrega pesquisadores e estudiosos em torno da proposição, do desenvolvimento, da discussão e da divulgação de pesquisas ligadas a esse campo de conhecimento. Possui cadastro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ e está aberto à interlocução e ao intercâmbio científico com outros grupos e/ou pesquisadores nacionais e internacionais.

Coordenação: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Site: https://osfefae.wordpress.com/


Opinião Pública

The Public Opinion Portal is an initiative of the multidisciplinary research group Public Opinion, Political Marketing and Electoral Behavior. The group, located at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) currently gathers researches from 20 higher education institutions and also counts with the support of Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).

Coordenação: Helcimara de Souza Telles
Site: http://opiniaopublica.ufmg.br/site/

PRODEP (Projeto Democracia Participativa)

O grupo é coordenado pelo Professor Doutor em Ciência Política, Leonardo Avritzer e pela também Professora do departamento de Ciência Política da UFMG, Eleonora Schettini Martins Cunha. Seu principal tema de interesse gira em torno da participação da sociedade civil nas políticas públicas.

Coordenação: Leonardo Avritzer e Eleonora Schettini Martins Cunha
Site: https://www.facebook.com/Projeto-Democracia-Participativa-Prodep-210175922331106/

Grupos sem informações disponíveis:

CEURB (Centro de Estudos Urbanos)
Coordenação: Corinne Davis Rodrigues

Grupo de pesquisa em educação indígena
Coordenação: Ana Maria Rabelo Gomes

Instituições Políticas e Democracia

Memórias, Representações e Práticas Sociais
Coordenação: Ingrid Faria Gianordoli-Nascimento

Metodologia em Ciências Sociais
Coordenação: Ernesto Friedrich de Lima Amaral

Mudança Institucional e Cultura Política: uma Análise da Imagem Pública da Assembléia
Coordenação: Mario Fuks

NEO POLIS – Núcleo de Estudo de Exclusão e Políticas Sociais
Coordenação: 
Luciana Assis Costa

Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações ÉtnicoRaciais e Ações Afirmativas
Coordenação: Nilma Lino Gomes

PET – Programa de Educação Tutorial
Site: https://petsociaisbh.wordpress.com/

Publicus – Núcleo de Estudos em gestão e políticas públicas
Coordenação: Marcia Miranda Soares